Fica difícil definir precisamente a origem dessa luta, mas existem indícios que comprovam a sua utilização em civilizações antigas como egípcia, grega e romana.
A Luta de Braço tornou – se um esporte oficial internacionalmente em 1967 quando foi fundada a W.A.F ( WORLD ARMWRESTLING FEDERATION ), federação esta que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil a Luta de Braço tornou – se oficial em 1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo entidade eclética em que era responsável pela Luta de Braço, Levantamento Básico de Potência e Culturismo. A equipe brasileira tem a oportunidade de participar do primeiro torneio mundial existente dessa modalidade, que aconteceu no mês de novembro no Canadá.
Partindo deste momento o Brasil esteve presente em todos os campeonatos mundiais realizados até hoje. Tendo o Brasil ficado sempre entre os primeiros, atualmente Luta de Braço Brasileira é a primeira no Ranking Mundial Feminino, Primeira no Masculino, Segundo na Categoria Máster +40, Terceiro na Categoria Júnior e Penta-Campeão Mundial para portadores de Deficiência Física, a modalidade cresceu muito desde a criação da Confederação Brasileira de Luta de Braço no ano 1994.
A Confederação Brasileira de Luta de Braço sempre foi prestigiada pelo Governo Federal, desde a organização do Campeonato Mundial de 1981 em Brasília, sendo que desta forma graças ao apoio recebido pela Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ministério de Esportes e mais recentemente Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do estado de São Paulo é mantido Equipes Júnior, Adulto, Máster, e Portadores de Deficiência Física participando em todos os Campeonatos Mundiais.
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário